domingo, 21 de março de 2010

Finalmente... Também estou aqui!!

Olá gente... Peço desculpa por ser a primeira vez que escrevo aqui mas sabem que o tempo é pouco... Há comida para fazer (no quarto...), roupa para lavar (na lavandaria...!), estágio para fazer (ou me levanto às 5h15m ou chego a casa às 23h... Vida de enfermeira é dura!)... Claro que há também muitas viagens!! Muitas mesmo! Começando por Bruxelas, Maastricht (Holand), Amsterdam, Antuérpia (Bélgica), Namur, Leuven, Hasselt... Tem sido a vida boa!!
Dizer-vos que me encontro num quarto não muito pequeno mas sem espaço para as minhas coisas, nomeadamente tachos, pratos, lava-loiça (onde também tenho o prazer de lavar os dentes, alguma roupa, etc!), roupa... Eu e a nita também ficamos muito contentes porque agora já não temos que comer na cama ou no chão, porque finalmente arranjámos uma mesa: o frigorífico - ela senta-se na cama e eu na cadeira! Também arranjámos finalmente um exaustor: incenso! Como vêem, damo-nos muitíssimo bem... As nossas refeições parecem banquetes, com sopa e sobremesa incluídos! Todos os que cá vêm, não passam fome, pelo que estão convidados a virem aos nossos aposentos!
Quanto ao estágio, encontro-me agora a realizar emergência num hospital que fica a 50min daqui de Turnhout de bus... Frisar que estou muito triste porque esta será a minha ultima semana lá... O serviço é fantástico, temos todo o material que possam imaginar e ainda mais algum... Todos os quartos têm alta tecnologia e os profissionais são excelentes para mim... Entendemo-nos super bem, incluindo a falar inglês, dutch, gestos, a ir ao google translate, eu a ensiná-los português... enfim, fazem tudo para que eu perceba. Já tive o prazer de ter passagens de turno em inglês para eu perceber e de pedirem aos doentes para falarem em inglês para também eu os perceber... Algo que não estava nada à espera que acontecesse! Também faço ambulância, com um enfermeiro, o que é excelente pois é ver aquilo que eu já fazia nos bombeiros ser em muito superado pois, enquanto enfermeiro, fazemos desde medicação, aplicação de infusões, realização de electrocardiograma... Muito bom (dizer-vos que sou a primeira bombeira que eles conhecem pois aqui não é normal ver o sexo feminino nos bombeiros). Foi, sem dúvida, o serviço onde mais gostei de estar até porque dão-me total liberdade para fazer tudo sozinha e são muito compreensivos.
Já tive o prazer de estar na cidade dos estudantes aqui da bélgica - Leuven - e tenho muito orgulho em dizer que em nada se compara a coimbra (fora a parte que bebi tudo for free!) e que sempre que podia contava um pouco das nossas tradições e via sempre um grande entusiasmo por parte deles...
Gosto disto... Gostava de vos ter todos aqui a partilhar as minhas experiências!
Um beijo para vocês todos...
Fabiana Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário